I’ll be totally honest with you, until a trip to Madeira was suggested to me a couple of months ago, I hadn’t heard too much about the Portuguese Island. When I mentioned the upcoming trip to my parents, they agreed it was a place synonymous with the older generation or those who want a quiet holiday. So it’s safe to say I didn’t really know what to expect, other than no wild parties. But after a 4 hour flight, we touched down in Funchal and were instantly pleasantly surprised. Our trip was indeed relaxed, but jam packed with activities, incredible food and lots of laughter. The booking was made with Jet2 Holidays , I text my lovely friend Misha to see whether she was up for a girly trip – and away we went. So sit back, relax and let me take you through the ULTIMATE guide to a new favourite island of mine. Madeira: The Ultimate Guide [pipdig_banner image=”https://scarlettlondon.com/wp-content/uploads/2018/09/IMG_2782.jpg” parallax=”yes”] Where to stay Madeira offers the best of both
Na Madeira, ER101 é uma das mais curiosas e dramáticas estradas portuguesas e o percurso que faz a norte já foi objecto de destaque por sites como o Dangerousroads.org como um dos mais “espectaculares do mundo”. Não costumamos ser gente para “puxar a brasa à nossa sardinha”, mas temos que concordar. Dramática e exigente como poucas, a ER101 é uma estrada que tem que ser feita pelo menos uma vez na vida.
A ER101 foi construída a seguir à Segunda Grande Guerra, faz parte da volta à ilha e, apesar de já ser hoje uma via secundária em parte do trajeto, é a estrada “definitiva” para se conhecer a linha de costa a norte. Foi construído novo percurso, mais largo e seguro, com uma série de túneis entre São Vicente e Porto Moniz, mas a velha estrada continua lá para nossa visita.
Com a Madeira a apresentar uma costa tão vigorosa e plena de curvas e declives, a ER101 tem que passar por túneis e pontes, numa sucessão vertiginosa que obriga a tomar bastante atenção à condução. Mantenha o ritmo de passeio e tudo correrá bem. A estrada já foi renovada em diversos troços e para seguirmos o percurso original deveremos seguir as placas “ER101: Antiga”. A parte velha continua transitável mas é de evitar em épocas de chuva intensa: há cascatas e a possibilidade de pedras a cair sobre a estrada. Em alturas de tempestade e ventos fortes as ondas chegam a alguns pontos da estrada.
Costa norte da Madeira
Comece o seu percurso em São Jorge, tomando a direção de Ponta Delgada. É este o sentido que deverá tomar pois, mais à frente, a estrada é de via única e, no sentido oposto, afasta-se do mar. Quase sempre com o precipício ao lado, a ER101 confunde-se com uma estrada de montanha e torna-se estreita em vários troços, como nestes primeiros quilómetros entre Boa Ventura e Ponta Delgada.
Pare no miradouro da Boa Ventura e aprecie a paisagem que vai até ao Arco de São Jorge, por onde já passamos há bastantes curvas atrás. Espreite a Fajã do Penedo e verá um exemplo típico desta mistura entre montanha e mar. Continuando caminho na direção de São Vicente, descemos para esta vila ribeirinha, onde paramos para almoçar. A partir daqui e seguindo no sentido do interior da ilha, poderíamos tomar um dos caminhos que nos levam encosta acima, pelas veredas que acabam em pontos belos e de difícil acesso como o Caramujo ou Bica da Cana, mas ficarão para outra oportunidade e vamos prosseguir o alcatrão no sentido de Porto Moniz.
Comentários
Enviar um comentário