A Levada dos Piornais tem uma extensão aproximada de 10 km, e atravessa 2 dos maiores concelhos da ilha da Madeira: Funchal e Câmara de Lobos. Na freguesia de São Martinho, podemos percorrer a maior parte deste percurso, com uma extensão de cerca de 7 km.
A sua génese esteve ligada à necessidade de levar água de regadio aos locais de maior escassez, de modo a assegurar a prática da agricultura. Além do regadio, assumiu ainda outras funções, como a de servir de força motriz para os moinhos de cereais, uso doméstico e lavagem de roupa. Será oportuno destacar como a lavagem da roupa consistia um autêntico apoio à subsistência da população residente na zona, uma vez que muitas das lavadeiras que aqui existiam, lavavam também a roupa de famílias mais abastadas que viviam noutros locais. Hoje em dia, podemos observar ainda alguns lavadouros ao longo deste trajeto.
Em São Martinho, esta levada estende-se desde o sítio da Casa Branca, com uma paisagem tipicamente urbanizada, até ao sítio da Lombada, onde podemos observar um povoamento mais disperso e várias plantações de bananeiras.
Na parte final deste percurso, é aconselhada precaução pois existem alguns precipícios e túneis com uma altura reduzida.
Comentários
Enviar um comentário