Avançar para o conteúdo principal

20 fotos da Matur 1º cidade turística da Europa



























O início da sua construção data dos finais dos anos sessenta e foi inaugurado no ano de 1972. Funcionou como empreendimento turístico até janeiro de 1994. Do complexo fazia parte o hotel Holiday Inn (primeira designação), junto ao aeroporto, como todos os hotéis dessa cadeia internacional, no complexo da Matur, do grupo Grão Pará, da empresária Fernanda Pires da Silva, representou uma inovação no contexto da hotelaria insular. Foi, assim, criada a primeira Cidade Turística do País. A sua construção, até hoje, é única, em escada, acompanhando a orografia do terreno.

A diferença deste empreendimento hoteleiro, baseava-se na distanciação do centro da cidade do Funchal. Este empreendimento localizava-se na Freguesia de Água de Pena, Concelho de Machico, ponta este da Ilha da Madeira. Marcava a proximidade do aeroporto, favorecendo a rápida instalação e saída de hóspedes.

Com a proximidade do mar e com uma altura considerável, oferecia uma paisagem peculiar e única diretamente para o aeroporto, a Ponta de São Lourenço e as Desertas.

Com a ampliação do aeroporto Internacional da Madeira, este teve de eliminado, culminando com a sua implosão (primeira registada no país) em 28 de março do ano 2000.

Nos dias de hoje, este complexo está votado ao abandono. Há um empresário interessado em revitalizar a zona, julgando, este, poder elaborar o seu plano até ao Verão. O promotor pretende investir e requalificar o prédio onde se encontra o edifício da outrora emblemática piscina olímpica da Matur.

Comentários

  1. Como é possível acabar com o melhor complexo turístico de Portugal. E de a uma politice sem escrúpulos destruindo muitas famílias do concelho de Machico que até hoje sofrem em todos os sentidos

    ResponderEliminar
  2. Luís coelho concordo plenamente.....
    Depois de destruírem a Matur,A cidade de Machico parece uma cidade Fantasma.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. E bem verdade, mas existem muitas coisas que não foram ditas. Olha-se só para a questão da demolição dos edifícios. Falta clarificar os ordenados em atraso de mais de 250 trabalhadores e a não conclusão do Yacht club, de outras infraestruturas, do hotel do Porto Santo que não foi feito, do Hotem de Montes Claros que nem passou do papel e do hotel Marina Vilamoura esse sim foi concluido e do Autodril - Autodromo do Estoril também concluído. Isto tudo património da Grão Pará e da Matur (Madeira e Porto Santo). No caso de Água de Pena, o abandono a que foram voltadas as suas infraestruturas´, é lamentável o estado de degradação e só no dia que haja uma tragédia é que vão dizer cobras e lagartos sobre o assunto. Veja-se a piscina, e zona envolvente em que toxicodependentes tomaram conta da zona. Dos apartamentos degradados e dos abandonados. Certos politicos tentaram deitar abaixo o projecto desde o primeiro minuto em que foi anunciado em 1966, agora estão felizes pois conseguiram em parte destruir todo o património de uma zona que merecia mais de todos e em especial dos madeirenses. E foram muitos os que passaram férias e fins de semana a preços de saldo, que usaram e abusaram dos seus equipamentos, que roubaram trens de cozinha, carpetes, etc... depois dos anos de 1974. E mais não direi por que é demasiado triste e a memória de certas pessoas demasiado curta.

      Eliminar
  3. Matur- 1ª cidade turística da Europa! Só em Portugal, à época, haviam duas maiores: Tróia e Vilamoura.

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Mensagens populares deste blogue

Aluvião na ilha da Madeira 20 de Fevereiro 2010 (com videos)

Milho cozido- Madeira

5 fotos de quando o mar fica bravo na Madeira

Ribeira Brava

Arriscar a vida no Cabo Girão (com video)

Coral Fresquinha